segunda-feira, 13 de outubro de 2014

12 de outubro: Dia Nossa Senhora Aparecida!





Mãe de todas as Mães, única, incomparável,
Poderosa, protege seus filhos onde estiverem,
Criou Jesus, salvador do mundo, Mãe amável,
Bendito seja este Fruto, gerador de toda Luz:

Senhora do meu destino
Nada melhor que sentir seu abraço
Mas errado que eu esteja ela consegue manter um laço.
O conforto que me da ninguém nunca dará.

Nossa Senhora,
Nesse seu dia, nós vos saudamos e agradecemos por todas as graças e amor que recebemos.
Oh mãe querida, conceda a todas as mamães
A sua benção, fortalecendo-as de coragem, sabedoria e fé 

Tu és oh Mãe querida,
Senhora negra, Senhora da bondade.
Senhora que recebeu de Deus o dom de humanidade.
Que cobre seus filhos com seu manto sagrado...
Autor: Sônia Maria Trevizan - 13/10/2014














História de Nossa Senhora aparecida

Os fatos foram registrados primeiramente pelos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757. Esses registros foram feitos nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, à qual pertencia a região onde a imagem foi encontrada. A imagem apareceu em outubro de 1717. E os fatos aconteceram assim:
Dom Pedro de Almeida, governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, homem que detinha também o título de Conde de Assumar, passava por Guaratinguetá, SP, quando viajava para Vila Rica, MG. A população organizou uma festa para receber o conde de Assumar. Para prepararem a comida, pescadores foram para o rio Paraíba com a difícil missão de conseguirem muitos peixes para a comitiva do governador, mesmo não sendo tempo de pesca. Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, sentindo o peso de sua responsabilidade, fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus. Depois de tentar várias vezes sem sucesso, na altura do Porto Itaguaçu, já desistindo da pescaria, João Alves lançou a rede novamente. Não pegou nenhum peixe, mas apanhou a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Porém, faltando a cabeça. Emocionado, lançou de novo a rede e, desta vez, pegou a cabeça que se encaixou perfeitamente na pequena imagem. Só este fato, já foi um grande milagre. Mas, após esse achado, eles apanharam tamanha quantidade de peixes que tiveram que retornar ao porto com medo de a canoa virar. Os pescadores chegaram a Guaratinguetá eufóricos e emocionados com o que presenciaram e toda a população entendeu o fato como intervenção divina. Assim aconteceu o primeiro de muitos milagres pela ação de Nossa Senhora.

A BASÍLICA E A CIDADE

Em 29 de abril de 1908, a igreja passou a ser chamada de Basílica Menor e sua sagração se deu no dia 5 de setembro de 1909. Para a solenidade o Papa Pio X enviou, de Roma, relíquias de São Vicente Mártir. No dia 17 de dezembro de 1928, a vila que crescera em volta da Basílica e que pertencia ao município de Guaratinguetá, fica independente, tornando-se o município de Aparecida do Norte. Hoje, a cidade se chama Aparecida.

Nossa Senhora Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil

O Papa Pio XI decreta Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil no dia 16 de julho de 1930. A Lei Federal nº 6.802 (30/06/1980) decreta oficialmente o dia 12 de outubro como feriado nacional, dia de devoção à santa. Esta Lei Federal também reconhece Maria como sendo a protetora do Brasil.e Nossa Senhora Aparecida.


Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro nesta manhã meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!








"

Padre Reginaldo Manzotti
Oh! Santa Mãe se acaso eu cair 
Não me deixe desistir 
Me ajude a levar a minha cruz"

Música "Proteja-me Oh! Mãe" do CD "Faça-me Crer". Ouça aqui: http://goo.gl/V5FPOe